segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Força e beleza do vale do rio Jordão - Guarapuava/PR

 Nascer do sol no vale do rio Jordão- Foto Mauro Parolin - 14/01/2011

Força do rio Jordão no Parque Municipal do Rio Jordão em Guarapuava. Foto Mauro Parolin - 13/01/2001

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Praia Brava/Florianópolis

As fotos são dos rochedos da Praia Brava em Florianópolis, localizada no norte da ilha (38 km do centro de Florianópolis).


Fotos: Mauro Parolin em 03/01/2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TRILHA EM RATONES/FLORIANÓPOLIS

Foi no segundo dia de 2011 que eu, meu cunhado Luiz Antônio Silva de Paula, e sobrinhos Luiz Antônio Mestieri Silva de Paula e Vinicius Gabriel Parolin de Souza, ultrapassamos o morro que divide a comunidade de Ratones da Praia do Saquinha, tendo por vista no alto do morro a Lagoa da Conceição.
 
Morro de Ratones - Início da trilha
 
Em cima do Morro de Ratones - Luiz (filho),Luiz (pai),Mauro e Vinícius.
 
Lagoa da Conceição - vista de cima do Morro de Ratones.

Segundo o site http://www.guiafloripa.com.br/trilhas/03_ratones_costa/ratones.html, Esta trilha é uma das várias que ligam-se à Costa da Lagoa. Foi aberta na mata quando as única formas de chegar às comunidades do interior da Ilha eram a pé ou no lombo de um cavalo. De acordo com biólogos, em Ratones ainda se pode encontrar o jacaré-de-papo-amarelo, que habita os rios da região.   A trilha inicia logo após as últimas casas da região conhecida como Canto do Moreira. Dali, segue-se em frente por um caminho bem marcado, que, depois de subir e descer a montanha liga-se ao Caminho da Costa. Pelas inúmeras pegadas deixadas na trilha pode-se perceber que ainda hoje é usada pelos moradores desta região isolada da Costa. Às vezes, é mais fácil para chegar ao Centro de Florianópolis caminhando até Ratones por cerca de 30 minutos do que esperar as embarcações da Cooperbarco. O caminho já foi a principal via de escoamento da produção agrícola e dos engenhos de farinha.